Páginas

Proêmio

A quarta edição típica do missal romano, é apresentada de modo moderno e liturgicamente delimitado, vem na perspectiva do que foi proposto no Primeiro Concílio de Latrão, reorganizar de forma coerente e concreta o uso litúrgico do missal romano, para a celebração da divina liturgia romana. 

A Trajetória até a Presente Edição

Esta é a quarta edição do missal romano do habbo, após anos de trabalhos coube ao papa Lucas II em 16 de Junho de 2014 promulgar a primeira edição do missal romano, tendo esta primeira edição, organizada e formada pelos Cardeais Odilo Pedro Scherer e Charles Frazen. 
Ao longo da história o missal sofreu alterações, nos papados de Inocêncio IV para o acréscimo de formulas necessária. Reformado no papado de Inocêncio V, para reformulação do designer.
Foi atualizado e promulgado pelo papa João Paulo IV, através de sua segunda edição típica, pela comissão dos textos litúrgicos na época, tendo como componentes: 

- Odilo Pedro Card. Scherer 
- Giovanni Card. Coppa
- Bender Card. Sóbrio 
- Agnelo Card. Rossi

O missal romano em sua segunda edição típica, sofreu ainda atualizações no papado de João I, para o acréscimo de rubricas e textos comuns.
Foi pela terceira vez editado promulgado pelo papa João Paulo V, primeiramente para uso privado e após atualização para uso público, ao qual houve o acréscimo da arte em imagens e páginas. 

A IV Edição

Esta é a quarta edição do missal romano, as reformas que nela ocorreram desencadeiam desde o Primeiro Concílio de Latrão (09 de Agosto de 2016 - 04 de Outubro de 2016), que clamavam edições desde a página inicial aos ritos de ordenação e sacramentário, estes desenvolvidos inicialmente logo após a reunião concílio pelo papa Bento III, seguido de seu sucessor Clemente I. Tendo por fim, concluindo-se e promulgado pelo papa Pio VI, na data de 26 de Março do Ano Mariano das Aparições de 2017.


Para esta quarta edição típica, foram editores:



- Odilo Pedro Card. Scherer

- Daniel Paulo Card. Stramantino
- Sthevan Card. Fitzwan
- Vinicius Card. Alves

Reedição

A IV Edição Típica do Missal Romano foi reeditada durante o mês de julho de 2019, mais de dois anos após a sua publicação. Se outrora a IV edição tinha como grande novidade os ritos para a Semana Santa e o acréscimo das rubricas em todo o ordinário, agora a reedição vem acrescentar novas invocações para o ato penitencial, os comuns dos santos, as missas para diversas necessidades, votivas e pelos defuntos, que embora previstas nunca aconteceram. O acréscimo destas fórmulas vem enriquecer o trabalho iniciado no Pontificado de Lucas II, que passado por diversas reformas e edições chegou a sua IV edição com Pio VI, sempre tendo a frente o Cardeal Odilo Scherer. Agora, a Prefeitura da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, em colaboração com os excelentíssimos senhores bispos, apresenta a nova IV Edição Típica do Missal Romano, reeditado, reformado e atualizado, desejando que venha a ser proveitoso aos sacerdotes na celebração dos sagrados mistérios, aquilo que com tão grande zelo preparamos. Na presente data de 31 de Julho de 2019, memória de Santo Inácio de Loyola, o Santo Padre Bento IV autorizou a publicação da reedição da IV Edição Típica do Missal Romano.

+ Daniel Paulo Cardeal Stramantino
Cardeal Bispo di S. Ioannes Paulus II in Lauro
Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos
Editor-Geral

Os editores:
Dom Daniel P. Card. Stramantino (Ato penitencial, comuns, pelos defuntos e votivas)
Dom Gregorio Michels Forgione (Missas para diversas necessidades) 
Dom Cristiano Batista Tavares (Missas para diversas necessidades e votivas)
Dom Lindvaldo José (Missas para diversas necessidades)